Seu navegador não suporta JavaScript!

Notícias da CRJ

06/02/19 Procuradoria-Geral do Trabalho

Auxílio-alimentação para aprendizes

Brasília, 06 de fevereiro de 2019.

A Terceira Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) decidiu que o auxílio-alimentação previsto em norma coletiva deve ser pago de forma extensiva aos trabalhadores contratados na condição de aprendiz, mesmo que a norma não especifique o pagamento.

A decisão restabelece sentença do juízo da Vara do Trabalho de Santo Ângelo (RS) que havia condenado a Vonpar Refrescos S.A., no julgamento da ação movida pelo procurador do Trabalho naquele município Marcelo Goulart, a fornecer o benefício a todos os aprendizes contratados, uma vez que os empregados da empresa tinham o direito garantido por norma coletiva.

O relator do processo no TST, ministro Alexandre Agra Belmonte, explicou que o artigo 26 do Decreto nº 5.598/2005 “determina a extensão das cláusulas sociais ajustadas em acordos ou convenções coletivas aos aprendizes, quando expressamente previstas e desde que não excluam ou reduzam direitos tutelares”.

“Apesar de não haver imposição legal para que a empresa forneça alimentação aos seus empregados, seja ela in natura, seja em pecúnia, ao optar pelo fornecimento do referido benefício, o empregador está sujeito aos regramentos previstos em lei ou na norma coletiva ajustada”, destacou o magistrado.

A empresa também foi condenada, na mesma ação, ao pagamento de indenização por danos morais coletivos no valor de R$ 100 mil em decorrência do pagamento incorreto do piso salarial para os trabalhadores contratados como aprendizes.

O processo está sendo acompanhado, na Coordenadoria de Recursos Judiciais da Procuradoria Geral do Trabalho, pela subprocuradora-geral Maria Aparecida Gugel.

Processo: RR - 194-84.2014.5.04.0741 - Fase Atual: Ag-RR

Imagem: Freepik

https://www.freepik.com/free-photos-vectors/background">Background photo created by freepik - www.freepik.com

Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial. A reprodução é permitida desde que citada a fonte.
Assessoria Técnica / Comunicação
Coordenadoria de Recursos Judiciais da Procuradoria Geral do Trabalho crj.noticias@mpt.mp.br  -  Instagram: @crjmpt  -  Facebook / YouTube: CRJMPT - WhatsApp: (61) 99169-1673

Conteúdo Complementar
${loading}