Seu navegador não suporta JavaScript!

Visualizador do Conteúdo da Web

Ações

Ouvidoria

O que é a Ouvidoria do MPT

A Ouvidoria do Ministério Público do Trabalho consiste em um canal de comunicação direta entre o cidadão e a instituição que permite à sociedade não apenas solicitar informações ou realizar denúncias, mas também dar sugestões, criticar ou elogiar um serviço de atribuição do Ministério Público do Trabalho, contribuindo para aprimorar o padrão de excelência das atividades realizadas por este.

Denúncia: O Ministério Público do Trabalho atua, nas relações trabalhistas, na defesa dos direitos difusos, coletivos ou individuais homogêneos, em temas de relevante valor social, tais como, meio ambiente do trabalho, fraudes nas relações de trabalho, trabalho de crianças e adolescentes, discriminação, trabalho escravo e outros. O Ministério Público do Trabalho, como regra, não investiga violação a direitos disponíveis ou exclusivamente individuais, salvo em casos de relevante valor social, conforme já mencionado.

Para formalizar uma denúncia, basta acessar o portal www.mpt.gov.br. Na parte superior da tela haverá o link “Procuradorias Regionais do Trabalho”, o qual remeterá para o site da Regional pretendida. No site da Procuradoria Regional, as denúncias poderão ser feitas eletronicamente, clicando-se no link “Denúncias”, porém, também poderão ser registradas pessoalmente ou por telefone, respectivamente no endereço e número disponibilizados no site.

Dúvidas: O Ministério Público do Trabalho não presta consultoria jurídica, nem responde dúvidas trabalhistas. Para a solução de casos individuais que envolvam apenas o recebimento de valores ou o esclarecimento de dúvidas, o trabalhador deve procurar: advogado particular, assistência sindical da entidade de classe, assistência jurídica gratuita nos núcleos jurídicos das faculdades de Direito da cidade, o Ministério do Trabalho e Emprego, unidade de Defensoria Pública que atue na Justiça do Trabalho ou mesmo o setor de Reclamação Trabalhista no fórum trabalhista do município.

Foto da Ouvidora do Ministério Público do Trabalho -  Dra. Heloisa Maria Moraes Rego Pires
Heloisa Maria Moraes Rego Pires

A Ouvidora do Ministério Público do Trabalho é graduada em Ciências Jurídicas e Sociais, Especialista em Direito do Trabalho, Direito Processual Civil, Direito Público e Direitos Humanos.

Proveniente do 2º Concurso para ingresso na carreira de Procurador do Trabalho, tomou posse em maio de 1988. Em sua atuação, foi Corregedora-Geral, Coordenadora e Membro da Câmara de Coordenação e Revisão e Conselheira do Conselho Superior.

Mandato: Biênio 2015 - 2017
Posse: 20/09/2013

Composição da Ouvidoria

Ouvidora:

Heloisa Maria Moraes Rego Pires

 

Equipe da Ouvidoria:

Ivanildo das Chagas Lima

Gabriel João Dimitrov Borborema

Wesley de Castro Dourado Cordeiro

 

 

Conheça a equipe da Ouvidoria
Conteúdo Complementar
${loading}