Seu navegador não suporta JavaScript!

MPT Notícias

Filtro

Filtre matérias por:

Instruções de busca

Escolha qualquer combinação dos argumentos acima para encontrar Matérias do MPT posteriores à 21 de maio de 2015. Para matérias anteriores utilize as opções de ano/mês de Arquivo..

10/12/18 MPT em Mato Grosso

Curso de operação de máquinas agrícolas capacita alunos em situação de vulnerabilidade

Capacitação faz parte do Projeto Ação Integrada que já beneficiou cerca de 900 pessoas, como resultado de parceria do MPT com universidade e a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego

Santo Antônio do Leverger - O Curso de Operador de Máquinas Agrícolas foi realizado no município de Santo Antônio do Leverger de outubro de 2018 a novembro de 2018 e foi ministrado pelos professores do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) com o apoio do Sindicato Rural de Santo Antônio do Leverger. 

O Projeto Ação Integrada realizou nesta última quinta-feira (22), a formatura de 16 alunos no curso de Operador de Máquinas Agrícolas, no auditório da Procuradoria Regional do Trabalho da 23ª Região, em Cuiabá.

O projeto, que nasceu em 2009, através de uma ação articulada pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-MT), Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT) e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), já beneficiou aproximadamente 900 participantes, desde o seu surgimento.

Na oportunidade, o procurador do Trabalho Rafael Mondego Figueiredo, que representou a coordenação do MPT-MT no Ação Integrada, falou que como membro do Ministério Público se sente grato por vivenciar esse momento, por saber que é possível através da união da força de várias instituições dar a mão aqueles que mais precisam. Em seguida, parabenizou a todos e motivou os formandos a continuarem estudando, “isso é só o pontapé inicial, é importante plantar na cabeça de cada um de vocês uma sementinha, que faça crescer uma grande árvore que é o conhecimento no sentido de que eu sou um ser humano e eu mereço respeito. ”

Em seguida, o Superintendente Regional do Trabalho e Emprego, Amarildo Borges de Oliveira disse que o projeto surge por duas razões: por ainda existir em nossa sociedade situações em que pessoas são submetidas a situações de trabalhos indignas e porque o poder público não cria políticas públicas que deveriam atender situações como essa que encontramos no projeto de Ação Integrada. “Na verdade, o projeto é mais uma forma de demonstrar que existe possibilidade de fazer política pública para trazer benefícios para aqueles que mais precisam. Esse curso não vai resolver o problema de vocês, mas ele é o princípio. A intenção é mostrar que é possível buscar novos horizontes”, pontuou o superintendente. 

Também estiveram presentes no evento Professor Doutor da Faculdade de Agronomia e Zootecnia da UFMT, Emílio Carlos de Azevedo, o Supervisor Regional do Sistema Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso, Natalino Marcio Viana; o Presidente do Sindicato Rural dos Trabalhadores de Santo Antônio do Leverger, Antônio Carlos Carvalho de Sousa, além da Coordenadora da Pastoral do Migrante em Cuiabá, Eliana Vitaliano.

Após a entrega de certificados, foi realizada uma apresentação, onde dois dos formandos, de nacionalidade haitiana, cantaram uma música trazendo um pouco de sua cultura.

Assunto(s)
Criança e Adolescente,Meio Ambiente do Trabalho
MPT em Mato Grosso - Tel. (65) 3613-9152 - Email: prt23.ascom@mpt.mp.br
Conteúdo Complementar
${loading}