Seu navegador não suporta JavaScript!

MPT Notícias

Filtro

Filtre matérias por:

Instruções de busca

Escolha qualquer combinação dos argumentos acima para encontrar Matérias do MPT posteriores à 21 de maio de 2015. Para matérias anteriores utilize as opções de ano/mês de Arquivo..

05/07/18 MPT em Goiás

Unidades de saúde discutem saúde e segurança no meio hospitalar

Audiência sobre o tema foi promovida pelo Fórum de Saúde e Segurança no Trabalho do Estado de Goiás na sede do MPT no estado

Goiânia – O Fórum de Saúde e Segurança no Trabalho do Estado de Goiás (FSST-GO) promoveu, na manhã do dia 29 de junho, uma audiência coletiva com as maiores unidades de saúde de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Trindade. O encontro, realizado na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Goiás, teve como objetivo, além da apresentação do Fórum para o referido setor, a discussão de questões relacionadas à saúde e segurança no meio ambiente do trabalho hospitalar.

A audiência foi conduzida pelo MPT, Ministério do Trabalho (MTb) e Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), representados, respectivamente, pelo procurador-chefe, Tiago Ranieri, pelo auditor fiscal do Trabalho Ricardo Oliveira e pela enfermeira da Superintendência de Vigilância em Saúde de Goiás Tatiana Luciano Sardeiro. O procurador de Contas do Ministério Público de Contas junto ao Tribunal de Contas dos Municípios José Gustavo Athaíde também esteve presente.

“A ideia do evento não foi apenas promover a conscientização, mas também mostrar os vieses fiscalizatório e de responsabilização (por parte do MPT) que existem e estão em atividade”, esclareceu o procurador-chefe do MPT em Goiás. Por isso, foram ressaltadas as atividades de fiscalização do MTb e atuação no ambiente hospitalar do CEREST.

Após a audiência, o FSST-GO irá visitar as cem maiores empresas do ramo com objetivo de verificar o cumprimento (ou não) das normas de segurança. Concluídas as visitas, um relatório será encaminhado ao representante regional da Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente de Trabalho (Codemat) do MPT em GO para que sejam traçadas estratégias de atuação nas unidades de saúde que não se adequarem à lei.

Segundo dados do MPT Polaris, as atividades de atenção à saúde humana são uma das que mais registram acidentes de trabalho no Estado de Goiás. A média de idade dos acidentados é de 34 anos e, apenas em 2017, foram registradas 1.143 ocorrências.

Campanha – Após o término da audiência pública também ocorreu o lançamento da campanha “Cuidando de quem cuida – Super Saúde e Segurança”. O objetivo da ação é promover a conscientização no que diz respeito à saúde e segurança no ambiente de trabalho hospitalar.

As peças abordam o uso de equipamentos de proteção individual, importância de se fazer exames de rotina, manejo correto de materiais perfurocortantes e a Síndrome do Esgotamento Profissional no âmbito do trabalho na área da saúde. Serão divulgados banners, adesivos, totens para tirar fotografia, um spot de rádio e um vídeo para painel de LED.

Assunto(s)
Meio Ambiente do Trabalho
MPT em Goiás - Tel. (62) 3507-2713 - Email: prt18.ascom@mpt.mp.br
Conteúdo Complementar
${loading}