Seu navegador não suporta JavaScript!

MPT Notícias

Filtro

Filtre matérias por:

Instruções de busca

Escolha qualquer combinação dos argumentos acima para encontrar Matérias do MPT posteriores à 21 de maio de 2015. Para matérias anteriores utilize as opções de ano/mês de Arquivo..

22/09/15 Procuradoria-Geral do Trabalho

Atuação nas Procuradorias Regionais - PRT14

APGE implementa Curso de Planejamento e Gestão Estratégica na PRT14

A Procuradoria Regional do Trabalho da 14ª Região elaborou Agenda Estratégica da Regional com a finalidade de estabelecer iniciativas referentes às áreas estruturante e fim. A ferramenta consiste em um desdobramento do Planejamento Estratégico do MPT e apresenta-se como um plano diretor voltado à orientação, com aplicação para um período de 1 ano. O Colégio de Procuradores da PRT14 aprovou metas regionais em reunião ocorrida nos dias 14 e 15 de setembro de 2015. Os Procuradores da regional estabeleceram oito iniciativas gerais de nivelamento para o ano de 2016.

Os temas abordados no curso realizado pela APGE, em relação aos servidores da regional, foram: Gestão de Projetos, Mapeamento de processos de trabalho, Gestão de Pessoas – Gestão por Competência e Trabalho em Equipe, Construção de Indicadores. Ademais, foram apresentadas ferramentas de gestão utilizadas na Procuradoria-Geral do Trabalho pela APGE: construção da Agenda Estratégica, relatório de acompanhamento e metodologia de acompanhamento de reuniões. Para os membros foram ressaltados temas como: a importância do papel da liderança na condução das mudanças, a governança na unidade regional, o planejamento das ações institucionais apoiado em informações, com vista à modernização da atuação institucional. A partir das apresentações e das discussões delas decorrentes, os participantes visualizaram a necessidade de um fortalecimento da comunicação institucional, a importância da gestão estratégica para a atuação do MPT e a aplicação do Mapa Estratégico nas ações da área meio e da finalística.

Os servidores participantes foram divididos em 3 grupos (dois com 9 integrantes e um com 8), moderados por um instrutor. Foi eleito entre os componentes de cada grupo um relator. Disponibilizou-se, ainda, para cada grupo de trabalho um notebook e um arquivo em Excel, em que foram elencadas as iniciativas da futura Agenda Estratégica da Regional. Os trabalhos dos grupos foram subdivididos em duas partes: a) Oficina de formação dos grupos para elencar até 10 iniciativas que comporão a Agenda Estratégica da Regional - cada grupo discutiu os temas prioritários e, então, cada participante ordenou as iniciativas com notas de 1 a 5; e b) Oficina de apresentação de ranking obtido por meio da média das notas concedidas pelos integrantes dos grupos, resultando em 10 iniciativas prioritárias para a PRT. Em seguida, foi realizado em conjunto com os participantes um alinhamento dessas iniciativas ao Mapa Estratégico do MPT.

Contato: gestaoestrategica@mpt.mp.br

Assunto(s)
Ação da APGE
Procuradoria-Geral do Trabalho - Assessoria de Comunicação - Tel. (61) 3314-8222
Conteúdo Complementar
${loading}