Seu navegador não suporta JavaScript!

MPT Notícias

Filtro

Filtre matérias por:

Instruções de busca

Escolha qualquer combinação dos argumentos acima para encontrar Matérias do MPT posteriores à 21 de maio de 2015. Para matérias anteriores utilize as opções de ano/mês de Arquivo..

24/11/17 Procuradoria-Geral do Trabalho

Mês da Consciência Negra: MPT combate discriminação racial no trabalho

Instituição promoveu campanha de conscientização nas redes sociais e seminário abordando o tema
Peça publicitária chama atenção para a importância da diversidade racial
Peça publicitária chama atenção para a importância da diversidade racial

O Ministério Público do Trabalho (MPT) vem enfatizando a importância do combate à discriminação em todos os ambientes, inclusive no âmbito do mundo do trabalho, foco de atuação da instituição. Durante este mês de novembro, em que se realiza o Dia da Consciência Negra (20/11), o MPT promoveu ações no sentido de dar visibilidade à temática, como a criação de peças publicitárias para divulgação nas redes sociais, chamando a atenção à necessidade de se promover a diversidade racial no mercado de trabalho. Também foi promovido, na capital paulista, no dia 9 de novembro, seminário para debater o racismo no mundo do trabalho.

A procuradora do Trabalho Valdirene Assis, do MPT em São Paulo, explica que a atuação do MPT para o combate de discriminação é ampla, no âmbito administrativo, judicial e no estabelecimento de diálogo com os movimentos sociais. “O MPT tem uma atuação institucional, na esfera administrativa e judicial, de combate à discriminação, e faz isso por meio de inquéritos civis públicos, ações civis públicas, termos de ajustamento de conduta. Mas também tem uma atuação promocional, ou seja, voltada para a conscientização da sociedade sobre a importância de se respeitar a diversidade, com amplo diálogo com os movimentos sociais”, esclarece a procuradora, que é atualmente a coordenadora nacional da Coordigualdade (Coordenadoria Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho).

Além das peças publicitárias divulgadas nas redes sociais e localmente pelas procuradorias regionais com os dizeres “Diversidade racial representa o Brasil”, o MPT promoveu também o seminário “Racismo no mundo do trabalho”, para debater o preconceito racial sofrido pelos negros no âmbito profissional e promover ações em prol da igualdade racial no trabalho.

O primeiro painel do seminário debateu o tema “A questão racial no trabalho”, e a segunda mesa abordou o racismo presente nas instituições administrativas. O evento foi gratuito e voltado para operadores do direito, entidades de classe e da sociedade civil, como o movimento negro, estudantes e público em geral. Participaram dos painéis procuradores do Trabalho, representantes de entidades de classe e de movimentos sociais, juízes, promotores, entre outros.

A coordenadora nacional da Coordigualdade Valdirene Assis também participou do seminário “Jornadas da diversidade”, promovido em São Paulo pela Afrobrás, no dia 16 de novembro. A procuradora integrou o painel “Recursos humanos e o desenvolvimento de carreiras: os instrumentos legais para a inclusão no mundo corporativo”, ao lado de promotores, um juiz e um advogado.

“Vidas Negras” – O MPT participou, representado pela coordenadora nacional da Coordigualdade Valdirene Assis, do lançamento da campanha nacional “Vidas Negras” pela Organização das Nações Unidas (ONU). A iniciativa da ONU busca ampliar junto à sociedade, gestores públicos, Judiciário, setor privado e movimentos sociais, a visibilidade do problema da violência contra a juventude negra no país.

O objetivo é chamar a atenção e sensibilizar para os impactos do racismo na restrição da cidadania de pessoas negras, influenciando atores estratégicos na produção e apoio de ações de enfrentamento da discriminação e violência. A campanha também quer chamar atenção para o fato de que cada perda humana é um prejuízo para o conjunto da sociedade.

Assunto(s)
Promoção da Igualdade
Procuradoria-Geral do Trabalho - Assessoria de Comunicação - Tel. (61) 3314-8222
Conteúdo Complementar
${loading}