Seu navegador não suporta JavaScript!

MPT Notícias

Filtro

Filtre matérias por:

Instruções de busca

Escolha qualquer combinação dos argumentos acima para encontrar Matérias do MPT posteriores à 21 de maio de 2015. Para matérias anteriores utilize as opções de ano/mês de Arquivo..

09/11/18 MPT em Santa Catarina

UTI neonatal do hospital universitário é concluída com recursos de multas

O local vai acolher as mães que para que possam acompanhar os recém-nascidos internados na UTI por 24 horas

Florianópolis (SC) – O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Santa Catarina destinou R$ 500 mil para o Hospital Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC), localizado em Florianópolis (SC). Os recursos possibilitaram a conclusão do Alojamento Conjunto da UTI Neonatal, obra que ficou parada por seis anos devido à falta de recursos. Os valores são provenientes de multas por descumprimento de Termos de Ajuste de Conduta. A doação foi intermediada pela Associação Amigos do Hospital Universitário.

O local vai acolher as mães que para não ter que voltar para casa no período noturno ou que são de outras cidades do estado possam acompanhar os recém-nascidos internados na Unidade de Terapia Intensiva durante 24 horas. É uma unidade de 23 leitos que recebe em torno de 200 puérperas por mês, além das internações de alto risco.

Na solenidade de inauguração realizada na segunda-feira (29), o Procurador do Trabalho Sandro Eduardo Sardá, ressaltou que para o MPT "é uma imensa honra e um grande prazer poder contribuir com a melhoria das condições de atendimento de mães e de recém-nascidos em um momento tão importante da vida, evitando o distanciamento físico de seus filhos".

Para Sardá o Hospital Universitário é referência no atendimento de gestantes e parturientes, sendo fundamental a destinação de recursos para a melhoria das políticas públicas de saúde.

Ainda segundo o Procurador "uma sociedade é tida como desenvolvida, quanto melhor trata seus membros mais vulneráveis, razão de existência de políticas públicas de saúde, a par do histórico subfinanciamento do SUS".

A cerimônia também marcou a inauguração de mais duas novas unidades do HU para melhor atender à comunidade: a Clínica Médica II e a Clínica Cirúrgica II. Estas realizadas com recursos do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários (Rehuf).

A superintendente do hospital, professora Maria de Lourdes Rovaris, agradeceu o MPT pela doação e falou sobre o histórico de cada uma das unidades, explicando os motivos das reformas e os resultados alcançados, além de destacar novos desafios que a gestão tem pela frente e os esforços no sentido de humanização da assistência no HU.

“A adequação da estrutura física do hospital é mais do que uma necessidade para atender a legislação sanitária, visando ao alvará sanitário. É uma necessidade também para a consolidação da humanização da assistência, que exige compromisso com a ambiência, que vai além da arquitetura, buscando estabelecer o ambiente desejado pelos pacientes e profissionais”, explicou.

Assunto(s)
Destinação de Bens e Valores
MPT em Santa Catarina - Tel. (48) 3251-9913 - Email: prt12.ascom@mpt.mp.br
Conteúdo Complementar
${loading}