Seu navegador não suporta JavaScript!

MPT Notícias

Filtro

Filtre matérias por:

Instruções de busca

Escolha qualquer combinação dos argumentos acima para encontrar Matérias do MPT posteriores à 21 de maio de 2015. Para matérias anteriores utilize as opções de ano/mês de Arquivo..

29/05/18 MPT em Alagoas

Seminário aborda reflexões sobre trabalho escravo

Evento abordará panorama da escravidão contemporânea, ações contra o trabalho degradante e resgate histórico da exploração dos negros no país

Maceió/AL – O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Alagoas realiza, nesta quarta-feira (30), no auditório do Sebrae, o seminário “130 anos de abolição: reflexões sobre o passado, o presente e o futuro do trabalho escravo no Brasil”. O objetivo do evento é apresentar um panorama da escravidão contemporânea, discutir as ações contra o trabalho degradante e realizar um resgate histórico da exploração e resistência dos negros no país.

O seminário contará com as palestras “Novas perspectivas do combate ao trabalho escravo”, com o procurador e vice-coordenador nacional de Combate ao Trabalho Escravo do MPT, Ulisses Carvalho; “O trabalho nas casas de farinha”, apresentado pelo procurador do MPT em Alagoas, Rodrigo Alencar; e “Escravidão e ações de liberdade no Século XIX”, com Hugo Leonardo, professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e do Centro Universitário Cesmac.

O evento contará, ainda, com as palestras de Helcias Pereira, ativista do Movimento Negro em Alagoas, com o tema “A chegada do negro no Brasil, escravização e ações de resistência: a formação e a dinâmica dos quilombos”; e do Antropólogo do Ministério Público Federal (MPF), Ivan Farias, com o tema “Aspectos da identidade quilombola em Alagoas”.

O seminário tem o apoio do Sebrae, Tribunal Regional do Trabalho (TRT 19) e Lux Outmidia. Para participar, basta se inscrever gratuitamente pelo site do MPT em Alagoas (prt19.mpt.mp.br) e clicar no banner na página principal. Os participantes receberão certificado com carga horária de seis horas.

Mais informações pelo telefone (82) 2123-7900 ou (82) 99335-6192.

SERVIÇO:
Seminário “130 anos de abolição: reflexões sobre o passado, o presente e o futuro do trabalho escravo no Brasil”
Data: Quarta-feira, 30 de maio, às 8h;
Local: Auditório do Sebrae Alagoas (Rua Dr. Marinho de Gusmão, 46 - Centro, Maceió/AL – próximo à Transpal);
Inscrições gratuitas: prt19.mpt.mp.br

Assunto(s)
Trabalho Escravo
MPT em Alagoas - Tel. (82) 2123-7946 - Email: prt19.ascom@mpt.mp.br
Conteúdo Complementar
${loading}