Seu navegador não suporta JavaScript!

MPT Notícias

Filtro

Filtre matérias por:

Instruções de busca

Escolha qualquer combinação dos argumentos acima para encontrar Matérias do MPT posteriores à 21 de maio de 2015. Para matérias anteriores utilize as opções de ano/mês de Arquivo..

09/02/18 MPT na Paraíba

Daniela Mercury reforça campanha contra trabalho infantil no Carnaval

A divulgação também ocorre nas redes sociais, com o apoio de artistas, blocos, entidades, organizações e público em geral

João Pessoa –  A cantora e embaixadora do Unicef  Daniela Mercury  vestiu a camisa da campanha #Chegadetrabalhoinfantil.  Ela é uma  das  artistas que aderiu à campanha do Ministério Público do Trabalho (MPT) no período do Carnaval "Trabalho Infantil Não é Folia". O objetivo é alertar os foliões, blocos e a sociedade em geral para a situação de crianças e adolescentes que trabalham invisíveis e desprotegidos no cenário de fantasias, alegria e confetes, com seus direitos fundamentais violados.

Daniela  postou uma foto em sua página do Facebook, fazendo um alerta: “Carnaval é festa, folia e muito trabalho! Milhares de pessoas estão dando duro para fazer a nossa festa cada dia mais bonita. Por isso, dou aqui meu recado: respeitem e cuidem dos responsáveis por essa festa. Vendedores, cordeiros, cantores, músicos, técnicos, produtores, ambulantes, catadores de latinha, seguranças, policiais e tantas outras funções ocupadas por homens e mulheres nos dias de festa merecem nosso respeito. Mas trabalho na folia é lugar de adultos”.

Ela acrescentou que crianças e adolescentes não podem ficar expostos aos riscos do trabalho irregular. “E é nossa função fiscalizar e denunciar. Crianças não devem dormir na rua, no meio da folia, não devem catar latas, não devem vender produtos. Denuncie! Disque 100. #Chegadetrabalhoinfantil. Trabalho infantil não é folia, é assunto sério”, diz a mensagem postada pela cantora, em seu perfil do Facebook.

A campanha tem abrangência nacional e as peças estão disponíveis para download nos sites do MPT (www.mpt.mp.br), AECCI (http://www.aecci.org.br) e Chega de Trabalho Infantil (http://www.chegadetrabalhoinfantil.com.br). Podem ser utilizadas por quaisquer órgãos, instituições ou pessoas interessadas em divulgar, apoiar e/ou replicar nos seus estados e municípios.

A divulgação também ocorre nas redes sociais, com o apoio de artistas, blocos, entidades, organizações e público em geral, através do compartilhamento de informações sobre o trabalho infantil, orientações sobre denúncias e atribuições dos órgãos da rede de proteção da criança e do adolescente.
 
Denúncias
-  Quem flagrar casos de exploração do trabalho infantil, denuncie pelo Disque 100 nacional, que encaminha as denúncias para os órgãos de defesa e proteção (MPT, Conselhos Tutelares, Delegacias Especializadas).
Também é possível denunciar no site do MPT (www.prt13.mpt.mp.br) ou através do aplicativo MPT Pardal, gratuito e disponível para Android e IOS. É importante que as denúncias contenham o máximo de informações.
 

Assunto(s)
Criança e Adolescente
MPT na Paraíba - Tel. (83) 3612-3119 - Email: prt13.ascom@mpt.gov.br
Conteúdo Complementar
${loading}