Seu navegador não suporta JavaScript!

MPT Notícias

Filtro

Filtre matérias por:

Instruções de busca

Escolha qualquer combinação dos argumentos acima para encontrar Matérias do MPT posteriores à 21 de maio de 2015. Para matérias anteriores utilize as opções de ano/mês de Arquivo..

10/08/18 Procuradoria-Geral do Trabalho

MPT tem três projetos finalistas ao Prêmio CNMP 2018 

Iniciativas estão entre as 27 selecionadas para a etapa final. Vencedores serão anunciados em 13 de setembro

Brasília  A Comissão de Planejamento Estratégico do Conselho Nacional do Ministério Público (CPE/CNMP) divulgou, nesta sexta-feira (10), a lista de projetos finalistas ao Prêmio CNMP 2018. Entre os 27 concorrentes estão três iniciativas do Ministério Público do Trabalho. De acordo com o CNMP, o prêmio seleciona os projetos do Ministério Público brasileiro que mais se destacaram na concretização de objetivos.

Os concorrentes foram divididos em nove categorias. O Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (PETECA) foi selecionado na categoria “indução de políticas públicas”. O programa foi criado, há 10 anos, no Ceará, e tem objetivo de conscientizar a sociedade sobre a necessidade de erradicar o trabalho infantil.
 
O Peteca estimula o debate nas escolas de ensino fundamental e médio sobre temas ligados aos direitos das crianças e adolescentes, principalmente no que diz respeito à exploração do trabalho e às formas adequadas de profissionalização. Hoje, o programa mobiliza 23 mil profissionais de ensino, no Ceará, e deu origem a outro projeto importante, o MPT na Escola.

Para o coordenador regional da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente no Ceará e idealizador do projeto, Antonio Lima, a indicação ao prêmio traz estímulo ainda maior para os milhares de profissionais que executam as ações em todo o Brasil. “É uma indicação que dividimos com mais de 1 milhão de pessoas, incluindo professores, alunos e pais. É um projeto que acontece o ano todo, com o engajamento desses atores. E o reconhecimento traz uma motivação muito forte, e isso é importante para a continuidade e expansão das atividades", disse o coordenador.
 
Outras duas inciativas do MPT também foram selecionadas. Entre os finalistas na categoria “transformação social”, está a “Ação Cívico Social - Migrantes Internacionais e o Mundo do Trabalho: conhecendo e exercendo”. E o Termo de Cooperação Interinstitucional entre o MPT e o MP no Rio Grande do Sul, que tem por objeto a destinação de bens, foi classificado entre as ações promotoras de unidade e eficiência da atuação institucional e operacional.

Os projetos vencedores serão anunciados no dia 13 de setembro, durante a solenidade de abertura do 9º Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público.
 
*Com informações do CNMP

Assunto(s)
Atuação do MPT
Procuradoria-Geral do Trabalho - Assessoria de Comunicação - Tel. (61) 3314-8222
Conteúdo Complementar
${loading}