Seu navegador não suporta JavaScript!

MPT Notícias

Filtro

Filtre matérias por:

Instruções de busca

Escolha qualquer combinação dos argumentos acima para encontrar Matérias do MPT posteriores à 21 de maio de 2015. Para matérias anteriores utilize as opções de ano/mês de Arquivo..

26/03/18 MPT no Rio Grande do Sul

Centenas de pessoas correm contra o trabalho infantil

Primeira corrida de rua em Porto Alegre da campanha #ChegaDeTrabalhoInfantil buscou chamar atenção da sociedade para o tema

Porto Alegre  A chuva que caiu nas últimas horas em Porto Alegre e a previsão de mais água para este domingo (25), não foram suficientes para desmotivar as centenas de pessoas que participaram, nesta manhã dominical, da primeira etapa da corrida de rua da campanha #ChegaDeTrabalhoInfantil. A iniciativa pioneira do Ministério Público do Trabalho (MPT), com apoio do Ministério Público Estadual (MP/RS) e do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), é promovida em parceria com o Clube de Corredores de Porto Alegre (Corpa).

A ação deverá ser estendida para todo País para dar maior visibilidade à campanha. A coordenadora nacional da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes (Coordinfância) do MPT, procuradora Patrícia de Mello Sanfelice, avaliou que a corrida foi um sucesso. “É muito importante ver tantas pessoas levando a mensagem do MPT de combate ao trabalho infantil. Com certeza, a corrida terá resultado muito positivo na discussão e na reflexão desse tema com a sociedade”, declarou. O valor gasto para custear a organização resulta de ação civil pública (ACP) movida contra a empresa JBS.

Os corredores inscritos receberam, no sábado (24), kits com a camiseta do evento. Entre os atletas, estavam o procurador Rogério Uzun Fleischmann e servidores do MPT. A corrida teve largada às 8h, sem chuva, na avenida Edvaldo Pereira Paiva, ao lado da Pista de Skate do Parque Marinha do Brasil, nas modalidades 15 km, 10 km e 5 km, nas categorias masculino e feminino. Na categoria infantil, as largadas foram a partir das 9h30min, com alguns pingos de chuva.

O “circuitinho” teve distâncias e idades variadas, em caráter não competitivo (participativo): 3 a 4 anos (50 m), 5 a 6 anos (60 m), 7 a 8 anos (80 m), 9 a 10 anos (100 m), 11 a 12 anos (200 m) e 13 a 14 anos (400 m). Para atender aos competidores, a Unimed tinha quatro ambulâncias e um ambulatório instalados no local, mais equipe médica e de enfermagem. Ao final da corrida, os atletas receberam água e isotônicos, bananas e maçãs.

Mais corridas serão promovidas na capital gaúcha nos dias 14 de abril (2ª etapa) e 6 de maio (3ª etapa). Ambas serão preparação para a 35ª edição da Maratona Internacional Porto Alegre em 10 de junho, que reunirá atletas de diversas nacionalidades em três percursos e também com participação do MPT, com esta campanha.

A ideia de unir esporte ao combate ao trabalho infantil já determinou participação do MPT na travessia Torres-Tramandaí, no início do ano, quando cerca de 3,2 mil atletas percorreram 82 km do litoral gaúcho, levando a mensagem da campanha nas camisetas, mochilas, medalhas e troféus.

Assunto(s)
Criança e Adolescente
MPT no Rio Grande do Sul - Tel. (51) 3284-3097 - Email: prt04.ascom@mpt.mpt.br
Conteúdo Complementar
${loading}