Seu navegador não suporta JavaScript!

Papa Francisco apoia campanha contra trabalho infantil

Ações

MPT Notícias

Filtro

Filtre matérias por:

Instruções de busca

Escolha qualquer combinação dos argumentos acima para encontrar Matérias do MPT posteriores à 21 de maio de 2015. Para matérias anteriores utilize as opções de ano/mês de Arquivo..

11/10/16 MPT em Campinas

Papa Francisco apoia campanha contra o trabalho infantil em Aparecida

Iniciativa é organizada pelo Santuário Nacional de Aparecida em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região

Aparecida – No dia que precede as comemorações do Dia da Criança e do Dia de Nossa Senhora da Aparecida, padroeira do Brasil, o Papa Francisco enviou um telegrama, via Nunciatura Apostólica brasileira, para dar apoio à campanha contra o trabalho infantil realizada pelo Santuário Nacional de Aparecida, Ministério Público do Trabalho (MPT) e Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região. A mensagem foi lida na missa que aconteceu na manhã dessa terça-feira (11), na Basílica de Aparecida.

O Santo Padre saudou “com muita alegria” a iniciativa que tem como finalidade conscientizar a sociedade dos males causados pelo trabalho irregular de crianças e adolescentes, destacando a importância de uma educação de qualidade para garantir um futuro melhor para as famílias.

“É preciso lembrar que as crianças são um sinal. Sinal de esperança, sinal de vida, mas também sinal de ‘diagnóstico´ para compreender o estado de saúde duma família, duma sociedade, do mundo inteiro. Quando as crianças são acolhidas, amadas, protegidas, tuteladas, a família é sadia, a sociedade melhora, o mundo é mais humano. Por isso, devemos estar sempre renovando a nossa disposição em acolher mais e melhor as crianças, perguntando-nos: somos capazes de permanecer junto delas, de ‘perder tempo’ com elas? Sabemos ouvi-las, defendê-las, rezar por elas e com elas? Ou negligenciamo-nos, preferindo ocupar-nos dos nossos interesses?”.

Por fim, o Papa Francisco abençoou os realizadores da campanha, desejando a consecução dos objetivos de erradicação do trabalho infantil. “Assim, faço votos de que o Fórum para a Erradicação do Trabalho Infantil possa ser frutuoso nos seus propósitos e, para tal, peço que as luzes do Espírito Santo iluminem a todos os participantes, ao mesmo tempo em que, pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida, lhes concedo a Bênção Apostólica, pedindo que não deixem de rezar por mim”.

Clique aqui para ler o documento.

Carta de Aparecida – Na manhã do último domingo (9), uma missa no Santuário Nacional de Aparecida deu início à campanha contra o trabalho infantil empreendida pelo santuário, em parceria com o MPT e o Tribunal Regional do Trabalho de Campinas, que acontecerá de 9 a 16 de outubro. O objetivo é conscientizar a sociedade acerca dos malefícios do trabalho precoce.

Na oportunidade, foi lida a Carta de Aparecida, que reforçou o compromisso da Igreja e demais instituições participantes na defesa da educação gratuita, universalizada, atrativa e integral, da aprendizagem profissional e da proteção integral e prioritária dos direitos das pessoas menores de 18 anos. “É dever de todo cristão proteger todas as crianças e adolescentes do trabalho prematuro, que, além de tudo, subtrai vagas de adultos no mercado de trabalho, subvertendo a lógica natural dos pais sustentarem seus filhos, não o contrário, e alimentando um perverso ciclo vicioso de miséria e exclusão”, diz um trecho da carta de intenções.   

Atividades – A programação da Semana da Criança terá atividades para crianças, pais, educadores e público em geral no Santuário Nacional. Serão realizadas palestras, missa, distribuição de cata-ventos e de cartilha com 50 perguntas e respostas sobre o tema, recreação no Espaço Devotos Mirins, entre outras.

A Semana da Criança inclui ainda a exposição itinerante "Um Mundo Sem Trabalho Infantil", concebida pelo Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho em parceria com a Comissão de Documentação do Tribunal Superior do Trabalho (TST). A mostra busca retratar as piores formas de trabalho infantil, para que a sociedade exija o cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes a fim de garantir a esses jovens um futuro digno e equilibrado. No dia 14, acontece no Hotel Rainha do Brasil o 6º Seminário Nacional sobre o trabalho infanto-juvenil, organizado pela Amatra da 15ª Região, e no dia 16 será celebrada missa de encerramento, com a distribuição de materiais.

Assunto(s)
Criança e Adolescente
MPT em Campinas - Tel. (19) 3796-9746 - Email: prt15.ascom@mpt.gov.br
Conteúdo Complementar
${loading}