Seu navegador não suporta JavaScript!

Novembro Azul: MPT alerta sobre importância de prevenção do câncer de próstata

Ações

MPT Notícias

Filtro

Filtre matérias por:

Instruções de busca

Escolha qualquer combinação dos argumentos acima para encontrar Matérias do MPT posteriores à 21 de maio de 2015. Para matérias anteriores utilize as opções de ano/mês de Arquivo..

03/11/17 Procuradoria-Geral do Trabalho

Novembro Azul: MPT alerta sobre importância de prevenção do câncer de próstata

Instituição promove ações para dar visibilidade ao tema. Doença silente, o câncer de próstata exige medidas rígidas de prevenção

O Ministério Público do Trabalho (MPT) aderiu à campanha nacional “Novembro Azul” e enfatiza a importância da prevenção do câncer de próstata. Para dar visibilidade à questão, a instituição produziu, a pedido de seu Departamento de Atenção Integral à Saúde (DAIS), um banner publicitário para divulgação no site, intranet e redes sociais. Além disso, a sede da Procuradoria Geral do Trabalho (PGT) ficará com a cor azul nos dias de semana do mês de novembro, entre 19h30 e 21h30.

O chefe do Departamento de Atenção Integral à Saúde (DAIS) do MPT, Fausto Vilas Boas Cardona, destaca a relevância deste tipo de campanha. “A importância da campanha Novembro Azul é sobretudo a detecção precoce do câncer de próstata, uma vez que esse é um câncer silencioso. Se nós não tivermos mecanismos sociais, ou seja, de população, para pesquisarmos a doença, nós teremos mais dificuldade em fazer diagnóstico”, esclarece.

Para Vilas Boas, a conscientização especificamente de homens é essencial. “Os homens têm dificuldade em ir ao urologista, tem dificuldade em se preocupar com sua saúde. Em função disso, eles não se preocupam com a próstata, mas não se preocupam com outras coisas também. Então, há uma dificuldade de o homem ir [aos serviços de saúde]. Geralmente, são as mulheres que trazem seus maridos, seus irmãos, seus parentes”, explica. “O homem geralmente tem dificuldade em buscar isso. Existe todo um estigma em relação ao exame urológico, principalmente em relação ao toque retal, e isso afasta os homens do consultório do médico”, completa.

Como câncer de próstata é uma doença silente, ou seja, difícil de detectar em estágios iniciais, o “Novembro Azul” é importante para promover a conscientização sobre a importância de medidas preventivas. A prevenção do câncer de próstata deve ser realizada por meio de exames, como o de toque e o de sangue (PSA). Além disso, existem outras medidas a serem tomadas, como a reposição hormonal. “Quando a gente fala em prevenção hoje, uma das melhores formas é prevenir a andropausa. Além do exame regular da próstata ao longo da vida do homem, principalmente após os 50 anos, há a reposição da testosterona”, esclarece Vilas Boas.

Ele lembra também, que, apesar de o foco do “Novembro Azul” ser o câncer de próstata, há outras patologias na próstata que são muito mais comuns, como a hiperplasia prostática benigna, que consiste no crescimento da próstata e pode obstruir o canal ureteral. “Então, se nós vamos falar de saúde do homem em relação à próstata, vamos lembrar que hiperplasia prostática benigna é mais comum do que câncer de próstata, então a gente pode fazer o diagnóstico precoce e prevenir o paciente de ter uma série de emergências médicas”, conclui o médico.

Assunto(s)
Atuação do MPT
Procuradoria-Geral do Trabalho - Assessoria de Comunicação - Tel. (61) 3314-8222
Conteúdo Complementar
${loading}