Seu navegador não suporta JavaScript!

MPT realiza ação no “Dia nacional de segurança e saúde nas escolas”

Ações

MPT Notícias

Filtro

Filtre matérias por:

Instruções de busca

Escolha qualquer combinação dos argumentos acima para encontrar Matérias do MPT posteriores à 21 de maio de 2015. Para matérias anteriores utilize as opções de ano/mês de Arquivo..

10/10/17 Procuradoria-Geral do Trabalho

MPT realiza ação no “Dia nacional de segurança e saúde nas escolas”

Evento contou com a presença de professores e crianças estudantes do sistema público de educação do DF. Objetivo foi dar visibilidade à segurança no ambiente de trabalho e ao combate ao trabalho infantil

O Ministério Público do Trabalho (MPT) promoveu, nesta terça-feira (10), evento por ocasião do “Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas”, data instituída pela Lei Federal Nº 12.645, de 2012. A ação contou com a presença de quatro professores e de cerca de 40 estudantes do Centro Educacional 1 da Cidade da Estrutural, escola integrante do sistema público de educação do Distrito Federal. Durante o evento, foram apresentados questionários e vídeos para as crianças, abordando os temas do trabalho infantil e da segurança no trabalho (que tem direta relação com a segurança nas escolas). Os alunos também receberam histórias em quadrinhos sobre os assuntos abordados, para lerem e mostrarem em casa e na escola.

O procurador do Trabalho do MPT em Pernambuco e coordenador nacional da Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho (CODEMAT), Leonardo Osório Mendonça, enfatizou a relevância em se dar destaque à data. “Considerando a importância desse dia, a importância da conscientização das crianças a adolescentes sobre tema, o MPT propôs essa capacitação, em parceria com a CODEMAT e com a COORDINFÂNCIA, para falar sobre segurança no trabalho de forma mais simples, através de desenhos animados”, declarou. “Outras procuradorias têm feito ações similares nos seus estados para a discussão do tema para as salas de aula”, explicou o procurador.

Para a procuradora do Trabalho do MPT no DF/Tocantins e integrante da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (COORDINFÂNCIA), Ana Maria Villa Real Ferreira Ramos, eventos deste tipo são importantes para conscientizar a sociedade sobre a nocividade do trabalho infantil. “Uma das questões mais importantes do trabalho infantil é você conscientizar a sociedade, alertar a sociedade, despertar o olhar da sociedade para essa violação de direitos humanos. A gente tem tentado – com eventos como esse de hoje, por exemplo, que foi feito em parceria com a CODEMAT – conscientizar as crianças, os jovens, da importância da educação para quebrar o ciclo da pobreza”, esclareceu a procuradora.

O professor do Centro Educacional 1 da Cidade da Estrutural, Rafael Ayan, reconheceu a importância de ações deste tipo para a promoção do debate sobre trabalho infantil e segurança da escola. “Ações como essa do MPT ajudam bastante a conscientizar. Acho que mais órgãos estatais deveriam trabalhar esses temas do Estatuto da Criança e do Adolescente, que têm interface com o trabalho infantil. Então quero parabenizar mais uma vez o MPT e agradecer o convite”, declarou.

Durante o evento, as crianças mostraram interesse nas atividades, fazendo comentários sobre os vídeos e questionários, e  respondendo perguntas dos procuradores durante a exposição. A aluna Emilly Rodrigues, da 5ª série, mostrou ter aprendido sobre a importância da educação. “Eu gostei muito da palestra. Eu entendi que criança não pode trabalhar, criança tem que brincar, aprender, e não ficar na rua, né? Criança, o lugar dela é na escola”, declarou.

Assunto(s)
Criança e Adolescente,Meio Ambiente do Trabalho
Procuradoria-Geral do Trabalho - Assessoria de Comunicação - Tel. (61) 3314-8222
Conteúdo Complementar
${loading}