Seu navegador não suporta JavaScript!

Memorial do MPT reabre com novas instalações

Ações

MPT Notícias

Filtro

Filtre matérias por:

Instruções de busca

Escolha qualquer combinação dos argumentos acima para encontrar Matérias do MPT posteriores à 21 de maio de 2015. Para matérias anteriores utilize as opções de ano/mês de Arquivo..

09/08/17 Procuradoria-Geral do Trabalho

Memorial do MPT reabre com novas instalações

O procurador-geral do Trabalho, Ronaldo Fleury, participou da cerimônia no dia 9 de agosto, que contou com a presença de ex-procuradores-gerais

Brasília – O procurador-geral do Trabalho, Ronaldo Fleury, inaugurou as novas instalações do Memorial do Ministério Público do Trabalho no último dia 9. A cerimônia contou com a presença de ex-procuradores-gerais, membros do MPT, servidores e familiares. O espaço, localizado no segundo andar da Procuradoria-Geral do Trabalho, em Brasília, agora conta com terminais eletrônicos de pesquisa, vídeos históricos e exposição permanente.

“Aqui no segundo andar, tem um simbolismo muito forte que temos que destacar. Primeiro porque nestes dois espaços, o auditório e a sala de reuniões [ao lado do Memorial], são em tese onde nos preparamos para o futuro. Ontem e hoje, passamos o dia inteiro discutindo a reforma trabalhista, ou seja, discutindo o futuro do Ministério Público do Trabalho, discutindo o futuro do Direito do Trabalho, o futuro dos trabalhadores, o futuro do país. Nada mais importante do que a gente ter sempre os olhos voltados para a experiência que nós tivemos. Para que a gente consiga enxergar de forma mais clara o futuro não há outra forma a não ser olhando o passado”, afirmou Ronaldo Fleury. 

O memorial – Um grande painel com os principais marcos da história do Brasil e do mundo em formato de linha do tempo dá as boas-vindas ao visitante do Memorial do MPT. Na parte superior, são detalhados fatos que têm correlação com o MPT; no centro, a história da instituição; e na parte inferior, datas importantes da vida nacional, como a promulgação da Constituição de 1988. “Optamos por iniciar a linha do tempo no ano de 1500, com a chegada dos portugueses ao Brasil, porque o sistema escravagista teve e ainda tem reflexos nas relações de trabalho”, explica Nina Bianchetti, chefe do Setor de Documentação e Memória Institucional.

O Memorial conta ainda com um terminal eletrônico de pesquisa por meio do qual é possível ter acesso à íntegra da legislação relacionada ao MPT, a partir da Constituição de 1824, além de um glossário e de informações sobre a estrutura organizacional do MPT. 

“O próximo passo é efetivar um programa de memória institucional. Também queremos criar um banco de memória oral, abrir o espaço para visitação de escolas e para exposições temporárias, além de ampliar o nosso acervo”, finalizou Nina Bianchetti.

Assunto(s)
Atuação do MPT
Procuradoria-Geral do Trabalho - Assessoria de Comunicação - Tel. (61) 3314-8222
Conteúdo Complementar
${loading}