Seu navegador não suporta JavaScript!

MPT Notícias

Filtro

Filtre matérias por:

Instruções de busca

Escolha qualquer combinação dos argumentos acima para encontrar Matérias do MPT posteriores à 21 de maio de 2015. Para matérias anteriores utilize as opções de ano/mês de Arquivo..

29/11/18 Procuradoria-Geral do Trabalho

Cooperação com Unicef reforça proteção a crianças e adolescentes no Brasil

Termo assinado hoje (29) prevê destinação de recursos de multas decorrentes da atuação do MPT para ações de combate ao trabalho infantil no país

Brasília – Protocolo assinado hoje (29) em Brasília regulamenta termo de cooperação técnica celebrado entre o Ministério Público do Trabalho e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). O instrumento prevê a destinação de recursos de multas e indenizações coletivas, obtidas pela atuação do MPT, para realização de ações que tenham como finalidade a efetiva promoção dos direitos da criança e do adolescente no Brasil.

“Esse termo marca uma evolução e uma nova forma de atuação, pois vai permitir agregar esse conhecimento técnico do Unicef aos nossos projetos e a experiência de um organismo internacional com a respeitabilidade do sistema ONU à nossa missão de combater efetivamente o trabalho infantil”, destacou o procurador-geral do MPT, Ronaldo Curado Fleury, que assinou o documento.

Segundo estimativa do Unicef, atualmente mais de 2,5 milhões de crianças e adolescentes estão submetidas ao trabalho infantil no país. Com o compromisso firmado, os procuradores do MPT podem destinar valores de multas e indenizações decorrentes de ações e termos de ajustamento de conduta, para reparar os prejuízos gerados pelo trabalho infantil.

Esses recursos serão utilizados para ações e atividades do Unicef no Brasil, em especial em prol de direitos relacionados à formação profissional de adolescentes e ao não-trabalho antes da idade mínima permitida, definidas em planos de trabalho específicos, a serem elaborados e aprovados por ambas as partes. Além disso, o Unicef fornecerá anualmente ao MPT, relatórios sobre o progresso do plano de trabalho, com os resultados programáticos alcançados. 

No momento da assinatura, também participaram: o assessor de assuntos internacionais do MPT, procurador Thiago Gurjão, bem como os representantes do Unicef, Michael Klaus (chefe de Comunicação e Parcerias), Rosana Veja (chefe de Proteção à Criança) e Juan Ignacio Calvo (diretor de Parcerias e Mobilização de Recursos).

O documento foi assinado durante a reunião nacional da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), do MPT, transmitido por videoconferência de Brasília para todo o território nacional, com a presença da coordenadora nacional procuradora Patrícia Sanfelici, entre outros procuradores da Coordinfância. 
 

Assunto(s)
Atuação do MPT,Criança e Adolescente,Destinação de Bens e Valores
Procuradoria-Geral do Trabalho - Assessoria de Comunicação - Tel. (61) 3314-8222
Conteúdo Complementar
${loading}