Seu navegador não suporta JavaScript!

MPT Notícias

Filtro

Filtre matérias por:

Instruções de busca

Escolha qualquer combinação dos argumentos acima para encontrar Matérias do MPT posteriores à 21 de maio de 2015. Para matérias anteriores utilize as opções de ano/mês de Arquivo..

20/12/17 MPT no Pará e Amapá

Projeto encerra atividades com entrega de certificados

Iniciativa Escrevendo e Reescrevendo Nossa História oferece profissionalização a jovens e adultos em situação de risco

Belém - Em março deste ano, o Ministério Público do Trabalho (MPT), a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) e outros parceiros lançaram em Belém os Projetos Escrevendo e Reescrevendo Nossa História (PERNOH), voltados, respectivamente, à qualificação profissional de jovens e adultos em situação de risco social e egressos do sistema penal e de medidas socioeducativas.

Neste mês de dezembro, os vários braços dos projetos executados na capital paraense e no interior do Estado (municípios de Jacundá e Marituba) realizaram eventos de encerramento das atividades de 2017. Com apresentações musicais e entrega de certificados, o primeiro ano das iniciativas já contabiliza centenas de jovens e adultos beneficiados.
 
Uma – No dia 15 deste mês, o Polo Una do Escrevendo e Reescrevendo Nossa História - PERNOH, sediado na capital paraense, efetuou a entrega dos certificados das turmas de Informática Básica, Cabeleireiro, Culinária e Costura Industrial, realizados em parceria com o SENAI e direcionados aos jovens abrangidos pelo projeto. Ao todo, foram 224 formandos nos cursos.
 
Jacundá - Em Jacundá, o “Escrevendo Nossa História” já atendeu 521 pessoas, de abril a dezembro de 2017, nos cursos de Informática, Crochê em Tapetes e Toalhas e Confecção de Chinelos, além de promover atividades como Futsal, atendimentos médicos e odontológicos.
 
No dia 7 de dezembro, no auditório do Projeto de Desenvolvimento e Assistência Dona Flor (PRODASF), da Federação dos Empreendedores Adventistas, aconteceu a cerimônia de formatura de 214 jovens concluintes dos cursos de informática e artesanato.
 
Perpétuo Socorro - Outro braço do projeto “Escrevendo Nossa História” é o “Música e Cidadania”, realizado em parceria com a Fundação Carlos Gomes e iniciado em abril deste ano na Paróquia Mãe do Perpétuo Socorro, em Belém. A ação oferece curso de musicalização, envolvendo o ensino de teclado, violão, flauta doce e canto para cerca de 450 pessoas, na faixa etária de 7 a 70 anos, com o objetivo de oportunizar à comunidade o ensino musical gratuito e assegurar, aos participantes e suas famílias, o resgate da cidadania e o acesso aos bens culturais.
 
No último dia 16, a Paróquia, onde são atendidos jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social dos bairros do Telégrafo, Barreiro e Sacramenta, sediou o evento de encerramento de 2017, que contou com a apresentação de coral composto por alunos do projeto e apresentações solo de violão e teclado.
 
 UNIPOP - A UNIPOP também é parceira do “Escrevendo Nossa História” e realiza nesta quarta-feira (19), no teatro da Fundação Curro Velho, às 15h, o encerramento das atividades formativas do projeto, com certificação dos participantes do curso de Promotor de Vendas, no total de 60 concluintes, entre adolescentes e jovens. Em 2018, a UNIPOP deve ampliar as ações e promover também o curso de Atendente/Recepcionista.
 
O Projeto Escrevendo e Reescrevendo Nossa História integra parceria firmada entre o MPT, o Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJE/PA) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), cujo foco temático é a segurança e saúde no trabalho, a promoção dos direitos e princípios fundamentais no trabalho (combate ao trabalho infantil, ao trabalho escravo e à discriminação), o trabalho decente, os diagnósticos em cadeias produtivas e o monitoramento de resultados.

 

Assunto(s)
Criança e Adolescente
MPT no Pará e Amapá - Tel. (91) 3217-7526 - Email: prt8.ascom@mpt.gov.br
Conteúdo Complementar
${loading}