Seu navegador não suporta JavaScript!

MPT Notícias

Filtro

Filtre matérias por:

Instruções de busca

Escolha qualquer combinação dos argumentos acima para encontrar Matérias do MPT posteriores à 21 de maio de 2015. Para matérias anteriores utilize as opções de ano/mês de Arquivo..

02/12/15 Procuradoria-Geral do Trabalho

PGT lança MPT em Quadrinhos sobre telemarketing

Revista tem o objetivo de levar à sociedade informações sobre o direito trabalhista de forma lúdica e intuitiva

Brasília - O setor de telemarketing é um dos que mais tem registros de trabalhadores que sofrem assédio moral. Só em 2014 e 2015, o Ministério Público do Trabalho (MPT) recebeu cerca de 2 mil denúncias sobre o tema. Para chamar a atenção para o problema e orientar como pode ser denunciado, o procurador-geral do Trabalho (PGT), Ronaldo Fleury, lançou nesta quarta-feira (2), em Brasília, a revista “MPT em Quadrinhos Telemarketing: do outro lado da linha”.  

Para Fleury, o assédio moral tem provocado um aumento alto no número de adoecimento nos trabalhadores. “Só há um caminho com eficácia para combater esse problema, que é o trabalho em conjunto. Portanto, continuaremos atuando dessa forma para mudar essa realidade e diminuir o sofrimento dos trabalhadores.” 

A atuação do MPT no combate ao assédio moral no telemarketing ocorrerá com a atuação conjunta das coordenadorias nacionais de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho (Codemat), Promoção de Igualdade e Oportunidade da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade) e Combate às Fraudes nas Relações de Emprego (Conafret). 

“Essas coordenadorias vão atuar em conjunto para garantir os direitos dos trabalhadores”, destacou a coordenadora da Conafret, subprocuradora-geral Sandra Lia Simón. O coordenador da Codemat, procurador Leonardo Osório Mendonça, disse que o setor de call center não provocar o adoecimento dos trabalhadores. “Tem que ser um local para as pessoas trabalharem com decência.” Já para o coordenador da Coordigualdade, procurador Sandoval Alves da Silva, essa ação não termina com a revista. “O trabalho continua com várias outras atuações do MPT.” 

O lançamento da revista contou também com a presença do presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Carlos Eduardo de Azevedo Lima; o diretor de Segurança e Saúde do Ministério do Trabalho, Rinaldo Marinho Costa Lima; o diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações do Distrito Federal (Sintell), Clemilton Saraiva dos Santos; e procuradores do Trabalho de todo o país. 

Revista - Com distribuição gratuita e disponível no site mptemquadrinhos, a revista aborda como é o trabalho nas empresas de call center contada por uma jovem de 18 anos. Ela descreve a rotina diária que precisa ser cumprida com metas e regras rígidas que vão desde o horário do lanche, o tempo reduzido para ir ao banheiro ao rodízio de gravidez, que é a obrigação de avisar a chefia a intenção de engravidar. 
A revista é um projeto do MPT no Espírito Santo com o objetivo de levar à sociedade informações sobre o direito trabalhista de forma lúdica e intuitiva, por meio dos recursos simples das histórias em quadrinhos. 

As temáticas tratadas nas histórias são as mais diversas. Alguns dos temas abordados são o contrato de trabalho, segurança na construção civil, assédios moral e sexual, estágio, inclusão social e trabalhos escravo, infantil e doméstico.  Já foram produzidas 22 edições. 

 

Assunto(s)
Meio Ambiente do Trabalho
Procuradoria-Geral do Trabalho - Assessoria de Comunicação - Tel. (61) 3314-8222
Conteúdo Complementar
${loading}